Cerca de 20 moradores da Vila Schirmer, na região nordeste de Santa Maria, estão bloqueando a passagem de carros e ônibus na Rua Augusto Ribas, desde o começo da manhã desta quarta-feira.
Com cartazes e faixas, eles reivindicam a retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no local, paradas desde março de 2013.
Obras paradas no PAC 2
Diagnóstico do PAC em Santa Maria aponta gargalos nas obras
Segundo a superintendente de Obras do PAC, Lidia Gomes Rodrigues, a expectativa da prefeitura é de que as obras recomecem em até um mês.
A paralisação ocorreu devido a alterações da obra em relação ao que estava previsto no projeto original mudança na rede de água, no número de lotes e no arruamento. Com as modificações feitas na prática, a Caixa Econômica Federal (CEF) exigiu que o projeto fosse atualizado no papel e reapresentado ao banco. Foi preciso adequar a papelada e conseguir novas licenças. A fase atual é de análise pela CEF.
A obra, que começou em meados de março de 2012, prevê construção da rede de água e de esgoto (com estação de tratamento), pavimentação de ruas com revestimento primário (não asfaltamento), drenagem pluvial (água da chuva) e rede elétrica.
O investimento é de R$ 5 milhões. Depois de retomado, o trabalho deve levar cerca de seis meses para ser concluído e beneficiar 280 famílias que moram em uma área ocupada às margens do Rio Vacacaí Mirim.